Regionalização Consorciada da Saúde

O projeto da regionalização consorciada da saúde que está sendo implementado em todas as regiões do estado de Pernambuco, é a busca de se levar ao cidadão um serviço que possa atendê-lo com dignidade, eficiência e eficácia nos problemas da saúde. É um modelo de gestão em que a responsabilidade recai sobre um território formado por municípios que desejem promover a melhoria do serviço da saúde, através de um processo de CONSÓRCIO que venha a promover a mudança necessária para que isso aconteça. Não é um desafio fácil, mas perfeitamente exequível, na medida em que haja o interesse, o comprometimento dos Gestores Municipais em aderir a essa moderna e operosa forma de agir com a "coisa pública", administrar sem ferir os princípios constitucionais e obter resultados que venham a permitir um novo olhar sobre o processo de gestão pública da saúde. Temos o investimento hábil para que possamos utilizá-lo de forma a conseguir resultados positivos em prol de promover melhoras da forma de atuar na saúde.

O projeto que está sendo levado a cabo pelo Governo do Estado é altamente estratégico para a obtenção de resultados que venham a tornar a gestão da saúde dos hospitais regionais, um processo profissional de alta performance, com a aplicação de metodologia de planejamento estratégico do COMANAS com diagnóstico de sua atualidade, perspectivas através da visão de futuro com o atingimento de objetivos e metas, cobranças de resultados. A implantação do NIS (Núcleo Intermunicipal de Saúde) contará com a participação de profissionais altamente qualificados para o exercício das funções que serão implantadas.

A nível municipal, as Secretarias de Saúde serão capacitadas e assessoradas para a elaboração dos seus planejamentos estratégicos, o que será o ponto de culminância dessas fases de implementação desse novo modelo de gestão da saúde.

Portanto Senhores, temos uma nova perspectiva para melhorar o desempenho de nossa saúde nas regiões da mata norte e agreste setentrional, um novo norte e para concretizarmos essa realidade, basta sermos perseverantes, unidos, firmes e capazes de alcançar os objetivos traçados.

Amaury César Rezende Filho
Diretor de Planejamento, Programas e Projetos

logo comanas rodape

© 2017 COMANAS - Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco
Rod. BR 408 - KM 76 CEP 55819-320 - Bairro Novo - Carpina - PE - Brasil
Fone: 81-3621-0088 Fax: 81-3621-1015

Desenvolvido por:  mini jotazine -arte-digital