A Secretaria Municipal de Saúde do município de Lagoa do Carro realizou no dia 24 de janeiro, nas UBS’s Soledade e Noberto Francisco de Melo algumas atividades alusivas à Semana Municipal De Combate à Hanseníase e Janeiro Branco.
Os usuários participaram de palestras com psicóloga e especialista em neuropsicologia para falar de saúde mental, contemplando a campanha Janeiro Branco que se dedica a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mente.
As equipes ainda trabalharam os cuidados e prevenção a hanseníase. A hanseníase, conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.
A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo. o SUS fornece a medicação necessária para recuperação dos portadores da hanseníase.
Fonte: Facebook da Prefeitura
Confira as imagens da ação - Clique para ampliar