COMANAS conquista equipamentos para municípios consorciados

COMANAS conquista equipamentos municipios consorciadosO Programa Pernambuco em Ação passou por Carpina no início do mês e sua passagem deixou bons frutos para os municípios consorciados ao COMANAS. A vinda de equipamentos essenciais para os municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional, foi possível graças a articulação do consórcio junto ao Governo do Estado e da união dos municípios que seguiram as orientações concernentes aos projetos contemplados.

Na ocasião da visita do governador Paulo Câmara e sua comitiva em Carpina, foram assinados os convênios para o recebimento de veículos para os municípios aprovados no PROINFO. Ao todos 10 municípios da Mata Norte foram contemplados com o kit câmara fria , uma moto e um carro. O PROINFO é uma proposta do Governo Estadual, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que por intermédio do Colegiado Territorial da Mata Norte (COTEMAN), e coloca o COMANAS como órgão responsável pela gestão dos equipamentos.Estes municípios tem trabalhado o beneficiamento de tubérculos (inhame, macaxeira) e o recebimento destes equipamentos é uma estratégia de escoamento da produção regional para valorização da agricultura familiar e impulsionando das economias locais.

Outra conquista do COMANAS foi uma máquina perfuratriz, para escavação de poços artesianos. Este é um anseio dos prefeitos do território, Mata Norte e Agreste Setentrional que enfrentam os efeitos da estiagem. Esta foi uma solicitação feita desde o Governo Eduardo Campos e cumprida pelo atual governado. O projeto básico e a definição de um calendário de atendimento aos municípios consorciados passarão pelo critério da emergência (municípios em situações de estiagem) e da adimplência junto ao órgão.

O Governo Estadual está doando este bem ao Consórcio, que possuirá a sua tutela e responsabilidade pela gestão, solidariamente, com os seus entes consorciados. O Governo Estadual e Federal entram com o financiamento dos bens e os municípios, através do COMANAS, garantem a operação e manutenção, fechando assim, a sustentabilidade da ação com a articulação das associações produtoras locais.

Fotos: Clique para ampliar

• COMANAS_conquista_equipamentos_municipios_consorciados_01