Ziulkoski e gestores nordestinos alinham demandas prioritárias que serão apresentadas a Temer

cnm alinhamento propostas temer gestores nordestino

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, esteve reunido na noite desta quarta-feira, 4 de outubro, com prefeitos da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará para reforçar pleitos dos Municípios. Os gestores solicitam apoio financeiro do governo federal no valor de R$ 4 bilhões, montante que seria correspondente a 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os recursos seriam para amenizar a grave crise vivenciada pelas cidades brasileiras.

Durante o encontro, Ziulkoski apresentou um ofício que será protocolado no Palácio do Planalto. No documento, o líder municipalista solicita uma audiência formal com o presidente da República, Michel Temer, para que o movimento municipalista apresente suas reivindicações ao chefe do Executivo, dentre elas, o auxílio financeiro da União que seria utilizada em ações de melhorias para viabilizar o atendimento à população. O presidente da CNM pediu o apoio de todos para que isso aconteça. “Estamos na luta. Temos que somar esforços. Precisamos do apoio de todos nesses pedidos”, reforçou o presidente da Confederação.

A sugestão do movimento municipalista é que esse auxílio do governo federal seja feito por meio de uma Medida Provisória (MP). Ainda serão apresentadas no documento outras dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luiz Bênes Leocádio de Araújo, destacou a importância da reunião para conseguir com que a pauta municipalista avance. “Tivemos hoje à noite um encontro da família CNM. Precisamos unir ainda mais o nosso movimento. Não há resultado sem a participação da CNM em todas as grandes conquistas que já tivemos. Temos que ter a consciência de usarmos a força para chegarmos juntos aos nossos representantes no Congresso. É lá que se aprovam as leis que implicam em condições melhores para gerirmos nossos Municípios”, explicou.

Por sua vez, o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, endossou a união dos gestores como ponto de partida para a aprovação de melhorias nos Municípios. “Não tenho a menor dúvida de que essa apresentação de demandas feita pelo presidente Paulo Ziulkoski vai aliviar mais os nossos prefeitos. A pressão maciça dos prefeitos nesse momento junto aos seus parlamentares é muito viável. Os prefeitos devem ter a consciência de que precisam entrar em contato com a sua bancada para que eles votem favoravelmente as nossas demandas”, defendeu. A reunião foi finalizada com aplausos ao movimento promovido pelos gestores. Novas mobilizações devem acontecer em breve.
Mais do que nunca, a CNM reforça a importância da participação de todos os gestores para que essas e outras reivindicações dos Municípios possam ser atendidas pelo governo federal.

Fonte: CNM - Confederação Nacional de Municípios