Mobilização: Amupe reforça necessidade de aprovação da pauta municipalista nesta semana

pauta municipalista CNMO primeiro dia da mobilização Não deixem os Municípios afundarem contou com a participação intensa de parlamentares e gestores pernambucanos nesta terça-feira, 21 de novembro. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, esmiuçou a pauta municipalista e destacou a importância da aprovação dessas demandas no Congresso Nacional nesta semana.

Com o plenário lotado, Patriota pediu a ajuda dos parlamentares na causa municipalista. “Precisamos do apoio de todos nessa luta. O avanço dessas solicitações dos Municípios irá ajudar a minimizar o impacto da crise”, destacou. A derrubada do veto ao Encontro de Contas, o aporte financeiro de R$ 4 bilhões para os Municípios, a prorrogação do pagamento dos precatórios, o repasse extra de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a prorrogação do prazo para a destinação dos resíduos sólidos estiveram na pauta da reunião.

O deputado Ricardo Teobaldo demonstrou apoio à pauta elencada por Patriota, mas reforçou que a situação dos Municípios só será encerrada com a revisão de um pleito de anos. “A única coisa que vai resolver os problemas em definitivo dos Municípios chama-se Pacto Federativo. Enquanto não houver incremento de receita, nada vai mudar”, defendeu. O deputado Bruno Araújo destacou que vai somar esforços na tentativa de aprovar as demandas dos Municípios. “Eu vou junto como um soldado da bancada para fazermos esse enfrentamento juntos”, disse.

Esse entendimento foi reforçado pelo deputado João Fernando Coutinho. “Quero prestar a minha solidariedade no sentido de derrubar o veto e a minha contribuição nas pautas municipalistas”, anunciou. Por fim, o deputado Silvio Costa demonstrou confiança na aprovação do auxílio financeiro. “Acho que o governo vai ceder pelo menos metade desses R$ 4 bilhões. A gente vai estar sempre com vocês”, disse. A mobilização continua nesta quarta-feira, 22 de novembro. Também participaram da reunião o senador Armando Monteiro e os deputados Tadeu Alencar, Augusto Coutinho, Jorge Real, Luciana Santos, Gonzaga Patriota, Betinho Gomes, André de Paula, Danilo Cabral e Adalberto Cavalcante.

Fonte: CNM - Conferência Nacional de Municípios