Paudalho de luto: Morre aos 99 anos Eufrásio Campos Gouveia

paudalho luto ex prefeito

Eufrásio Campos Gouveia foi o 30º prefeito de Paudalho/PE, com mandato nos anos de 1966 a 1969 - na condição de interventor, tendo administrando o Município visando o restabelecimento da normalidade no período do regime militar no Brasil. Foi ainda candidato eleito pelo Partido União Democrática Nacional (UDN), nas eleições municipais de 18 de agosto de 1963.

Nasceu em 07 de novembro de 1918, no Engenho Gambá, na época localizado em Nazaré da Mata/PE, e hoje localizado em Tracunhaém/PE. Teve 10 (dez) filhos, entre eles o, também, ex-prefeito Eufrásio Campos Gouveia Filho (mandato de 1993 a 1997). Construiu a sua vida no exercício da atividade de empresário.

paudalho luto ex prefeito 02Na sua gestão, destacam-se as construções: da Maternidade Laura Bandeira de Melo – que abriga as instalações da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Município; do então “Ginásio” Municipal de Paudalho, o atual Colégio Municipal do Paudalho (CMP) Carmem Pinheiro Campos Gouveia – fundado em janeiro de 1969, que tem 1.389 alunos matriculados; o Estádio Municipal, localizado no bairro da Primavera; e a construção de 106 casas populares, com a criação de duas (02) vilas residenciais, sendo uma delas localizada a margem da BR 408, conhecida como “Vila da Pista”, e a outra, na localidade do Alto do Cruzeiro.
Foi o primeiro prefeito a implantar o serviço de limpeza pública no Município e a pavimentar as ruas do Alto dos Irmãos, do Livramento, da Linha e da Praça Santa Tereza.

“Sr. Eufrásio”, como era conhecido pelos paudalhenses, é o avô paterno do atual prefeito do Município, Marcello Fuchs Campos Gouveia (mandato 2017 a 2020). Faleceu na madrugada desta terça (19), aos 99 anos, de morte natural. O sepultamento será às 15h, no Cemitério Morada da Paz, no Município de Paulista /PE.

Fontes: Livro “Paudalho – Terra dos Engenhos”, Severino Soares de Araújo, 1990; Diário Oficial do Estado de Pernambuco – Companhia Editora de Pernambuco (CEPE); Prefeitura Municipal do Paudalho; Eduardo Freitas (arquiteto e pesquisador da história de Paudalho); Eufrásio Campos Gouveia Filho; André Luiz Silva de Santana.

paudalho luto ex prefeito 01