Mata Norte recebe 7ª edição da Mostra Canavial de Cinema

7 mostra canavial cinema mata norte

Acontece de 09 a 28 de janeiro em oito municípios da Zona da Mata Norte pernambucana, a 7ª Edição da Mostra Canavial de Cinema. Este ano a Mostra vem com o tema "Saberes Ancestrais", contemplando exibições ao ar livre, atividades de formação e reflexão sobre audiovisual, com acesso gratuito. Os municípios contemplados são: Condado, Goiana, Glória do Goitá, Vicência, São Vicente Ferrer, Tracunhaém, Lagoa do Carro e Nazaré da Mata.

A Mostra Canavial de Cinema tem como objetivo levar cinema a lugares onde o acesso é limitado e pretende fomentar a discussão sobre a produção audiovisual dentro e fora de Pernambuco. A programação conta com a exibição de 10 filmes nos programas Do Canavial Para o Mundo e Do Mundo para o Canavial e permite um passeio por diferentes saberes tradicionais guardados e transmitidos por mestras e mestres: dos saberes curandeiros da terra as manifestações populares, do ofício hereditário as lembranças ancestrais. A curadoria da 7ª Mostra Canavial de Cinema é da produtora e programadora de cinema Thay Limeira.


A Mostra também promove o 7º Encontro do Arranjo Produtivo Local em Audiovisual – ​que acontece nos dias 13 e 14 de Janeiro na Pousada Atapuz – distrito de Goiana, com a roda de diálogo Zona da Mata e os Desafios Para Produção Audiovisual; o bate-papo Distribuição de curtas-metragens com a produtora cultural e realizadora audiovisual Anna Andrade; sessões especiais Filmes made in Mata Norte e Pesado: Que Som É Esse que Vem de Pernambuco, além do debate Mulheres no audiovisual: reconstrução do saber com o coletivo Mulheres no Audiovisual PE (MAPE).

Outras atividades serão ofercidas pela Mostra Canavial, como a sessão especial Made in Mata Norte apresentando um recorte das últimas produções com “DNA” genuíno da Zona da Mata Norte Pernambucana e duas oficinas gratuitas de Formação Rápida de Cinema Ligeiro com a produtora e realizadora audiovisual Eva Jofilsan. As oficinas serão realizadas nos dias 11 e 12 de janeiro a oficina em Atapuz e 27 e 28 de no Assentamento Camarazal em Nazaré da Mata.

A 7ª edição da Mostra Canavial de Cinema é idealizada e coordenada pelo produtor e diretor de cinema Caio Dornelas, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio dos municípios que recebem a mostra.

 

 

logo comanas rodape

© 2018 COMANAS - Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco
Rod. BR 408 - KM 76 CEP 55819-320 - Bairro Novo - Carpina - PE - Brasil | CNPJ: 09.242.465/0001-23
Fone: 81-3621-0088 Fax: 81-3621-1015

Desenvolvido por:  mini jotazine -arte-digital